Postagens Recentes

Como Escolher Móveis Que Durem

Por 02 outubro

Como Escolher Móveis Que Durem
Olá pessoal, vamos de dicas de móveis e decoração?

Como Escolher Móveis Que Durem: Dicas Para Garantir Qualidade e Longevidade

Amamos falar de decoração e casa, quando fomos decorar nossa casa, uma das dúvidas foi sobre a escolha de móveis. Nos deparamos com uma grande variedade de materiais e opções no mercado. Escolher móveis que resistam ao tempo e ao uso diário não é tarefa fácil, mas com um pouco de atenção a detalhes importantes, você pode fazer um ótimo investimento. Se você está decorando sua casa ou simplesmente renovando um ambiente, veja essas dicas práticas para acertar na compra de móveis duráveis e de qualidade!

Conheça os materiais mais comuns

Os materiais são fundamentais para a durabilidade do móvel. Aqui estão alguns dos mais usados no mercado e suas características:

🔸Madeira maciça: É o material mais durável e resistente. Móveis de madeiras como mogno, carvalho ou cumaru podem durar décadas, se bem cuidados. A vantagem está na resistência ao desgaste, mas fique atento ao tratamento contra cupins.

🔸MDF e MDP: São opções populares por serem mais baratas, mas não são tão duráveis quanto a madeira maciça. O MDF é mais resistente para peças com curvas e detalhes, enquanto o MDP é mais indicado para prateleiras e armários retos. Eles são sensíveis à umidade, então evite usá-los em áreas molhadas.

🔸Aço inoxidável e alumínio: Esses materiais são excelentes para móveis de áreas externas por resistirem à ferrugem e são muito duráveis. Além disso, requerem pouca manutenção.

🔸Tecidos e estofados: No caso de sofás e poltronas, escolha tecidos resistentes, como o couro natural ou sintético, suede, ou linho. Verifique também a densidade da espuma, pois isso influencia no conforto e durabilidade.

Observe os detalhes na hora da compra

Para garantir que o móvel seja de qualidade e tenha longa vida útil, fique atento a alguns pontos importantes durante a compra:

🔹Acabamento: Verifique o acabamento do móvel, seja ele pintado, envernizado ou laminado, nos casos dos móveis de MDF e MDP, olhe a fita de borda, se está bem colada e se é de boa qualidade. Um bom acabamento protege o material contra o desgaste natural e a umidade. Móveis bem acabados terão bordas lisas e uniformes.

🔹Estrutura: Móveis que duram geralmente têm uma estrutura robusta. Se for de madeira, cheque se há dobradiças e conexões firmes. Teste a estabilidade, balançando a peça levemente – ela não deve se mexer ou ranger.

🔹Montagem: Prefira móveis que venham montados de fábrica ou que tenham sistemas de montagem simples e eficientes. Móveis com encaixes mal feitos ou com peças frágeis podem ter uma vida útil menor.

Quais os melhores móveis para investir

Nem todos os móveis precisam ser de alta durabilidade, mas há alguns que vale a pena investir um pouco mais para garantir que durem por muitos anos:

♦️Sofás: Como é uma peça de uso frequente, escolha um modelo com estrutura reforçada e tecido de qualidade. Invista em um sofá que seja confortável e resistente ao uso diário. Se a estrutura for boa com o tempo, você poderá apenas reformar a peça trocando o tecido e algumas espumas, com um bom profissional.

♦️Mesa de jantar: Este é outro móvel que deve ser durável, especialmente se você recebe muitas visitas. Mesas de madeira maciça são uma ótima escolha, além de darem um toque de elegância ao ambiente. Peças com pedra ou vidro em cima, são mais fáceis de limpar e podem molhar com mais facilidade.

♦️Camas: Um bom colchão e uma cama com estrutura firme são essenciais para garantir uma boa noite de sono por anos. Cama de madeira maciça ou metal são ótimas opções.

♦️Guarda-roupa: Opte por guarda-roupas de materiais resistentes, como MDF de alta qualidade, e verifique se as dobradiças e trilhos são reforçados, garantindo uma abertura suave e segura das portas e gavetas.
Os acessórios como puxadores e dobradiças podem ser trocados para dar um ar de novidade ao seu móvel com o tempo.

Escolher móveis duráveis é uma mistura de avaliar materiais, estrutura e acabamento. Embora móveis de maior qualidade possam ter um preço mais elevado, eles valem o investimento, já que sua durabilidade evita a necessidade de substituições frequentes. Na hora de comprar, avalie também a praticidade e o estilo para que sua casa fique funcional e bonita por muito tempo!

Gostou da dica? Está comprando móveis para sua casa? O que mais gosta de investir em beleza ou durabilidade?

Postagens Relacionadas

0 comments

Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...