Alugar, Comprar, Financiar ou Construir?
Quem Casa, Quer Casa - Alugar, Comprar, Financiar ou Construir?
Eu já testei os 4 e falaremos um pouco sobre isso, afinal quem casa, quer casa. Embora o artigo seja direcionado para aqueles que estão planejando casar, as dicas servem para todos: solteiros, casados, com ou sem filhos. Segundo pesquisas, um dos maiores sonhos dos brasileiros é conquistar a casa própria. E embora morar de aluguel tenha suas vantagens, confesso que também tem suas limitações, uma delas é nem sempre poder fazer mudanças, às vezes até na cor, algumas decorações e o valor. Mas, o ponto aqui é auxiliar na decisão, então pode ser que minha experiência ajuda vocês.
O que analisar antes de tomar a decisão?
Primeiramente, lembremos que a decisão final é sua, aqui são apenas considerações de quem passou pelas situações e gostaria de trazer dicas para ajudar quem está na mesma jornada.
A primeira coisa a se fazer é analisar os prós e contras de cada opção e ver qual melhor se encaixa em sua realidade. Ninguém é igual a ninguém, o que funciona com uma pessoa pode não funcionar para você. Por isso, analise cada situação com calma, faça simulações de valores a curto, médio e longo prazo, analise suas despesas fixas e variáveis e aí tome sua decisão. Veja se consegue economizar com a decisão que escolher, pense também em taxas pagas separadamente: como documentação, impostos, manutenção, em alguns casos condomínio.
📝Analise prós e contra
📝Analise suas finanças
📝Pesquise valores, taxas e despesas adicionais
📝Faça simulações
Nossa história com casas:
Antes de casar compramos um terreno, trabalhamos juntos uma temporada inteira para juntar o valor do lote. O que levantamos deu para comprar um terreno em um bairro que estava iniciando, tinha apenas 4 casas construídas, mas foi o que nosso dinheiro deu na época, e claro, estávamos felizes com isso.
No momento não tínhamos dinheiro para a construção, afinal gastamos tudo com a compra do terreno, à vista. Então, fomos juntando mais um tempo, e elaboramos um orçamento, porém só dava para o alicerce, então adiamos por mais um tempo. Aí veio os preparativos para o casamento, devido ao trabalho do meu esposo íamos precisar morar na cidade vizinha por 8 meses, então decidimos morar esses meses de aluguel e só depois com o dinheiro da demissão construir a casa. Ao fim do período de 8 meses, que se estenderam para 9 meses, a empresa convidou meu esposo a continuar trabalhando e ficamos mudando de cidade com a empresa, como era algo temporário acabamos morando 7 anos de aluguel, em 7 cidades diferentes.
Quando meu esposo saiu da empresa fomos para a cidade onde nossas famílias moravam, e lá o custo para a compra de uma casa é bem mais acessível. Então pegamos o valor do FGTS, algumas economias e compramos uma casa, ainda faltavam alguns detalhes e tivemos que terminar a construção, acabamos o necessário para morar e mudamos.
Depois mudamos novamente e foi necessário voltar para o aluguel, após analisar as condições da cidade, vimos que os valores de um financiamento eram os mesmos do aluguel. Então financiamos nossa casa atual e mudamos. Morei por quase 10 anos de aluguel e quando conseguir minha casa fiquei feliz de comprar móveis pela minha necessidade real e não o que ficasse mais fácil caso fosse mudar, amei entrar em um casa pronta, poder fazer as mudanças que quisesse.
Por isso, posso dizer que já experimentamos as 4 situações.
Mas, vamos aos prós e contras que achamos em cada um?
Vantagens e desvantagens de alugar
Para alguns alugar uma casa pode ser uma perda de dinheiro, já que você precisa pagar mensalmente. Mas, a verdade é que alugar não é um dinheiro jogado fora, afinal você usufrui a casa e paga por isso.
A maior vantagem do aluguel é que, nos termos do contrato você pode negociar detalhes, como menor preço em um contrato a longo prazo, também a responsabilidade por manutenção predial não é do inquilino, também pintura e outros danos são responsabilidade do proprietário. Exceto, se o dano for causado pelo locador, tudo isso precisa ver colocado em contrato.
Outra vantagem do aluguel são as opções de localização, em algumas áreas é quase impossível achar imóveis à venda, principalmente em centros, então se você deseja morar em um lugar assim, alugar pode ser a única opção acessível.
Alugar é a opção ideal para quem busca um imóvel a curto prazo e quer
ter flexibilidade de mudar de endereço. Também pode ser uma opção para facilitar a localização referente ao trabalho ou escola dos filhos. Por exemplo, digamos que você mora longe do seu trabalho ou da escola de seu filho, o que você gasta (tempo e custo financeiro) para o deslocamento, pode não compensar se comparado com o valor do aluguel na mesma área. Vale a pena calcular e talvez se mudar. Nesse caso, pode-se morar de aluguel até ver se é viável uma mudança definitiva.
Alguns economistas até sugerem morar de aluguel e investir um valor para comprar um imóvel à vista ou viver com renda.
Se você deseja uma casa de um padrão ou localização mais elevado, o custo para aquisição também é maior e talvez você não tenha de imediato. Nesse caso, morar de aluguel onde seu estilo de vida é interessante, pode ser uma vantagem, em vez de comprar uma casa com custo menor, mas em um local que você não tem interesse.
Se você deseja uma casa de um padrão ou localização mais elevado, o custo para aquisição também é maior e talvez você não tenha de imediato. Nesse caso, morar de aluguel onde seu estilo de vida é interessante, pode ser uma vantagem, em vez de comprar uma casa com custo menor, mas em um local que você não tem interesse.
Para jovens, estudantes e casal sem filhos morar de aluguel pode ser mais prático no início e até mais barato. Mas, com tempo, podem achar necessário comprar algo maior segundo as necessidades que vão surgindo. O aluguel garante essa possibilidade e se adapta conforme a necessidade de cada pessoa e em diferentes momentos de sua vida.
A desvantagem também existe, alguns locatários não permitem mudanças no local, apenas se o aluguel for a longo prazo ou com garantia de devolver o imóvel como encontrado. Com isso, fica mais complicado adquirir móveis planejados a sua necessidade ou ambiente.
O locatário também pode pedir o imóvel. Isso é uma das reclamações que mais escuto. Imagina, você quer ficar, mas a pessoa precisa vender ou usar o imóvel de outra forma e você tem um prazo para entregar.
O que mais me pegava era a questão de não poder comprar móveis do meu gosto.
O locatário também pode pedir o imóvel. Isso é uma das reclamações que mais escuto. Imagina, você quer ficar, mas a pessoa precisa vender ou usar o imóvel de outra forma e você tem um prazo para entregar.
O que mais me pegava era a questão de não poder comprar móveis do meu gosto.
Vantagens
🏠Localização
🏠Preço
🏠Manutenção
Desvantagens
🏠Personalização
Desvantagens
🏠Personalização
🏠Custo a longo prazo
Vantagens e desvantagens de construir
Construir é muito legal, em especial para quem tem um projeto, algo específico em mente é chance de tirar seus planos do papel e ter a casa exatamente como você deseja. Construir tem, sim, transtornos, como o valor do terreno e da construção.
Considere o valor do lote, alguns precisam de financiamento de anos.
Procure bons profissionais, desde um bom engenheiro ou arquiteto, boa equipe de obras e bons materiais, desde blocos, cimentos, pisos, telhas de PVC colonial, material elétrico e hidráulico. Assim evitará dores de cabeça e prejuízos maiores a frente.
Lidar com obras pode ser bem frustrante, em especial, quando ocorre algum erro. Os prazos não são seguidos ou imprevistos vão aumentando os custos.
Lidar com obras pode ser bem frustrante, em especial, quando ocorre algum erro. Os prazos não são seguidos ou imprevistos vão aumentando os custos.
Eu particularmente, desanimei bastante com construção e até reforma ando evitando.
Outra vantagem da construção é que você pode fazer aos poucos, fazer alguns cômodos principais e ir ampliando, ou construir e fazer os acabamentos gradualmente.
🏠Custo do terreno
🏠Custo da construção
🏠Estresse
🏠Ser do seu gosto
🏠No seu ritmo
🏠Possibilidade de financiamento
Vantagens e desvantagens de comprar
Comprar uma casa pode ser a realização de um sonho para muitos, mas é uma decisão que requer planejamento e uma reserva financeira sólida. Se você possui economias significativas, a compra pode ser uma opção atraente. Ter o imóvel quitado significa liberdade financeira, sem mensalidades a pagar.
Para quem tem uma economia guardada é uma boa opção. Com dinheiro na mão você tem poder de negociação e não ficam dívidas futuras.
Para conseguir uma boa barganha, às vezes pode ser vantajoso comprar uma casa mais antiga e fazer algumas reformas, então considere esse custo também.
🏠Custo total
🏠Liberdade financeira
Vantagens e desvantagens de financiar
Financiar uma casa é uma opção popular para quem não tem todo o valor à vista. No entanto, é uma empreitada de longo prazo, com alguns financiamentos estendendo-se por até 35 anos. É importante analisar os juros acumulados ao longo desse período e garantir que sua renda seja estável para cumprir as obrigações mensais.
A maioria das casas financiadas são novas, reduzindo os custos com reformas. Elas possuem garantias e muitos financiamentos incluem seguro, para imprevistos.
A maioria das casas financiadas são novas, reduzindo os custos com reformas. Elas possuem garantias e muitos financiamentos incluem seguro, para imprevistos.
Ao optar por financiar, é necessário dispor do valor da entrada, calcular as taxas de juros e estar ciente do longo comprometimento financeiro.
É fundamental que você leia atentamente o contrato. Certifique-se de compreender todos os termos, condições e implicações financeiras envolvidas. Em casos de financiamento, é especialmente importante entender a evolução das parcelas ao longo do tempo. Faça pesquisas sobre quais bancos têm as melhores taxas, pesquise sobre a possibilidade de amortização.
Caso precise mudar, você pode ter duas opões: ou alugar o imóvel, e continuar pagando as parcelas. Ou vender o imóvel, quitar o financiamento ou transferir o financiamento e recuperar o valor investido.
Caso precise mudar, você pode ter duas opões: ou alugar o imóvel, e continuar pagando as parcelas. Ou vender o imóvel, quitar o financiamento ou transferir o financiamento e recuperar o valor investido.
🏠Casa própria parcelada
🏠Amortização
🏠Custo da entrada
🏠Juros a longo prazo
Alugar, comprar, financiar ou construir são decisões que devem ser tomadas com base em uma análise profunda de suas finanças, metas de vida e preferências individuais. Cada opção tem seus prós e contras, e encontrar o equilíbrio certo para sua situação é fundamental.
Lembre-se, esta é apenas uma visão geral e é sempre recomendável buscar orientação profissional ao tomar decisões financeiras significativas.
Gostou das dicas? Sua casa é própria ou alugada? Depois dessas dicas, você mudou sua forma de ver alguma dessas opções? Conta aí nos comentários.
0 comments
Deixe aqui seu comentário. É muito importante para mim e para o blog. Obrigada pela visita e carinho...